quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cozinha

Sabe quais são os 10 erros mais comuns da dona de casa na cozinha? De acordo com a Revista Vivasaúde, são:
1 – O mais básico: não lavar as mãos antes de entrar. Elas vêm cheias de bactérias. E não adianta lavar na pia da cozinha, pois você só transfere as bactérias.  Lave-as em outro local, com sabão.
2 – Deixar a comida esfriar antes de colocar na geladeira. Isto é um mito. Os alimentos devem ser imediatamente colocados para esfriar, pois ao esfriar lentamente, fora, favorecem a proliferação de bactérias. E o mito de que o calor prejudica o refrigerador não é verdade.
3 – Usar colher de pau para mexer os alimentos. Isto é um crime! Jogue fora todos os utensílios de madeira, pois são excelentes criadores de bactérias. Use utensílios de plástico, metal, vidro etc., menos madeira.
4 – Guardar enlatados na geladeira, depois de abertos, para comer depois. Além de o metal poder desenvolver micro-organismos nocivos, a lata aberta permite que outros a contaminem. Coloque o que não foi consumido em recipientes que possam ser vedados.
5 – Cozinhar vegetais em água fria. Em vez disso, coloque-os em água já fervente. O processo de cocção em água ainda fria, acaba por fazer perder a maioria dos nutrientes dos vegetais. Na água fervente a cocção é mais rápida e preserva mais as propriedades dos alimentos. O ideal, ainda, é cozinhar no vapor e, ao fim, aproveitar a água para molhos.
6 – Usar apenas azeite de oliva. O azeite de oliva extravirgem tem compostos antioxidantes, gordura monoinsaturada e é fonte de vitamina E. O caso é que boa parte desses benefícios desaparece quando o azeite é aquecido em temperaturas acima de 190ºC, o que é comum nas frituras. E nessas condições, além de perder grande parte das propriedades nutricionais, o azeite pode oxidar, formando compostos que são tóxicos. Para fritar ou grelhar, use óleo de canola ou girassol e use o azeite em pratos frios, ensopados e refogados.
7 – Tostar demais a carne ou grelhá-la. Quando as carnes são expostas a altas temperaturas por um determinado período de tempo, formam-se substâncias tóxicas chamadas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que são absorvidas pela carne. A queima do carvão também pode levar à produção desses compostos, que são carcinogênicos. Coma a carne no ponto. Mal passada também pode apresentar riscos.
8 – Quebrar o ovo na pia da cozinha. Os ovos podem conter salmonella, bactéria que provoca graves distúrbios gastrointestinais. Se vazar na pia, contamina-a e a outros eventuais alimentos. Lave-os com água e sabão neutro e quebre com uma colherzinha limpa e, ainda, despeje a clara e a gema em recipiente separado e só depois de constatado estar bom, junte-o aos outros alimentos.
9 – Salgar demais. Normalmente usa-se sal em excesso na hora de cozinhar, e todo mundo sabe que sal em excesso faz mal à saúde. Cozinhe sem sal nenhum e cada um põe o sal no seu prato. A quantidade será bem menor do que a que vai direto na panela.
10 – Abusar do creme de leite. Ele é muito bom, mas, também, multiplica as calorias. Substitua com leite semidesnatado ou desnatado adicionado de um pouco de amido de milho. O efeito é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário